quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tecnologia e Sociedade

As influenciam, as contribuições diretas ou indiretas provenientes dos mecanismos tecnológicos caracterizaram firmemente o desenvolvimento das nações.
Quando o ábaco era o ápice da tecnologia de computação, talvez nunca se pensasse que “dias” mais tarde surgissem máquinas capazes de processar milhares de cálculos em fração de milésimos de segundos.
A sociedade moderna respira “bytes” em face da avalanche de figuras tecnológicas que invadem todos os meios humanos e até não humanos. Nossas roupas não são as mesmas de 20 anos atrás, pisamos em objetos de alta precisão industrial, comemos o que hoje chamamos de produtos industrializados com ênfase aos geneticamente modificados. Laçamos mãos aos subsídios da tecnologia aplicada à agroindústria, estes, além de outras funções, colocam à disposição sensores e softwares que alertam sobre doenças de suas plantações e alterações no seu desenvolvimento.
Contribuições para a engenharia tornaram possíveis as grandes “ocas” modernas, onde não 20 ou 30 índios, mas, 2000 ou 3000 pessoas podem morar ou trabalhar se divertir e etc. Permitiram grande desenvolvimento no campo dos transportes, saindo dos barcos a vela e vapor aos grandes transatlânticos e cargueiros movidos a potentes motores. Evoluímos doLanchester 1897 (carro), para as potentes máquinas de 1200 cavalos que alcançam 300 km de velocidade ou locomotivas que arrastam 400 vagões carregados de minério de ferro cortando um país. Ainda aqui, a engenharia permitiu através de um túnel, a ligação entre o Mar do norte e o Atlântico, fazendo do canal da mancha um marco das grandes construções modernas na Europa.
Quanto tempo você acha que duraria se possível, uma viagem de carro, do Brasil ao Japão? As grandes ou pequenas aeronaves são imprescindíveis, asas para o desenvolvimento de economias mundiais, encurtando caminhos, distancias e unindo pessoas. Por falar em unir, é indiscutível o poder da tecnologia nas comunicações e relações humanas. Recursos modernos como: internet, celular, computadores... Marcam uma era onde as distancias não são as mesmas e os conceitos interpessoais sofrem instantaneamente mudanças bruscas para fins positivos ou negativos.
Somos influenciados por elas e influenciamos o surgimento de novos recursos tecnológicos, mas, por vezes nos tornamos reféns dos mesmos. A mídia através da televisãohoje, uma ferramenta que "tem" a capacidade formar opiniões, derrubar ou formular conceitos e tendências, tornou-se também uma arma poderosa para as elites trabalharem seus intuitos para manipulação das massas.

Edivan Oliveira Silva
Pedagogo - UVA
Licenciando em Computação - UFRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário